António Alves de Sousa, escultor português,renasce aqui, 125 anos depois

sábado, 9 de janeiro de 2010

126º

Olá! Já não vínhamos cá desde 25 de Agosto, mas não devem pensar que algo esmoreceu, bem pelo contrário. O espólio e os documentos para o estudo aprofundado da vida e obra do escultor continuam a encher a prateleira que lhe está dedicada cá em casa (há dias, cresceu com um livro que comprei sobre Gulhermina Suggia, sua contemporânea no Porto e em Paris), e é bom lembrar que esta investigação, sendo aberta e potencialmente infinita, tem um encontro marcado com o ano de 2015. Isto porque a pressa sempre foi má conselheira. Se a minha actividade fosse apenas esta, e fosse possível uma dedicação exclusiva, poderia ganhar-se um a dois anos, mas como não é...vamos ter de lá ir por marés:))).

Pegar em Alves de Sousa como nele peguei em três loucos meses do ano passado, de forma compulsiva e dedicando-lhe todos os pedacinhos livres, em princípio, só vai ser possível de novo em 2011.
Se bem se lembram, além de ser advogado em exercício, em 2010 tenho um livro para publicar, um para terminar e outro para começar em força. As minhas leituras têm o exclusivo deste último, sobre o Holocausto, pelo que não me sobrará tempo para mais nada que não a procura de documentação em alfarrabistas, jornais antigos e livrarias.
2010 vai trazer-nos, certamente, uma enorme variedade de obras sobre a Implantação da República, e é fundamental estar atento a cada uma. O escultor Alves de Sousa é um dos símbolos esquecidos da República, e consta que o seu pai, amigo pessoal de Teixeira Lopes-pai, que por sua vez o era de Sua Majestade o Rei D. Carlos, terá sido um dos apoiantes da Monarquia do Norte

Falta um minuto para que terminar o dia 9 de Janeiro de 2010, dia do 126º aniversário do seu nascimento, e também o da sua neta Filomena, bisneto Paulo e trineta Rita. Por isso mesmo, hoje trazemos dois presentes a quem tem a gentileza de seguir este blogue sobre o escultor: a fotografia de um detalhe (acima) e.... bom, pelo outro o melhor é esperar mais um pouco, porque vale a pena:).

Parabéns, António!

Foto: Objectiva pertencente à máquina fotográfica de António Alves de Sousa, guardada pelas suas netas, filhas da sua filha Hidrá.

Sem comentários:

Enviar um comentário