António Alves de Sousa, escultor português,renasce aqui, 125 anos depois

quinta-feira, 19 de março de 2009

Son Amour, Victoire


Sei que era Lechartier de apelido, sei que tinha entre os nomes Victoire e Germaine, mas não tenho certezas absolutas da sua ordem. A mais provável será Germaine Marie Victoire Lechartier. Presumo que tenha sido pianista, mas ouvi a minha vida toda que tinha sido pintora. Presumo que provirá de uma família da Normandia, e que quase todos os Lechartier se concentravam numa pequena vila (talvez Saint-Pair, talvez Granville, talvez Cherbourg, talvez todos! O certo é que parecem provir da divisão administrativa de Calvados ou Mache). Muitos deles foram embarcadiços, terão origem judaica e o desembarque na Normandia ter-lhes-á trazido muito drama. Sei muito pouco sobre a minha bisavó e família francesa, mas quero saber muito mais. Talvez olhar para ela e descobrir alguns dos meus traços ajude. Dois factos indesmentíveis: foi o amor da vida do escultor Alves de Sousa e sem ela eu não estava aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário