António Alves de Sousa, escultor português,renasce aqui, 125 anos depois

sexta-feira, 20 de março de 2009

Textos científicos e leigos que abordam Alves de Sousa e Oliveira Ferreira


Em termos de rigor científico,  e abundantemente documentadas, sugerimos vivamente as Teses de Doutoramento da Prof. Dra Lúcia Matos, "Escultura em Portugal no Sec.XX - 1910-1969", edição da Fundação Calouste Gulbenkian, e a do Prof. Dr. António Cardoso, "O Arquitecto Marques da Silva e a Arquitectura no Norte do país na primeira metade do Séc. XX", com edição da FAUP, e ambos ainda disponíveis em livrarias; Quer um quer outro vão para além de meras teses académicas. O livro da Dra Lúcia Matos chega a ser entusiasmante para quem quiser aprender um pouco sobre escultura e escultores portugueses, com uma escrita que é simultaneamente concisa e crítica, com uma leitura agradabilíssima;
Da pena de leigos empenhados na cultura gaiense, estão aqui três pequenas biografias que dão pistas e permitem diferentes abordagens do escultor Alves de Sousa e do seu colega de curso e ateliê Oliveira Ferreira (o ateliê de Teixeira Lopes filho, bem entendido). Com autorização do autor, no caso de Joaquim Costa Gomes, pessoa de grande bondade e sabedoria que gentilmente me recebeu há dias em Vilar de Andorinho, e convicção de prestação de serviço público no caso do Padre Romero Vila (clicar em cima dos títulos para download - preferencialmente com o botão direito do rato, escolhendo "Guardar", para não congelar o browser). 

- "O Escultor Alves de Sousa - Traços Biográficos e História de Dois Concursos" - Romero Vila

Edições "Maranus"

- "Alves de Sousa - talento simples em Alma Simples" - J. Costa Gomes

Separata do Boletim Cultural dos Amigos de Gaia - 1982

- "José de Oliveira Ferreira - um escultor quase esquecido" - J. Costa Gomes

Amigos de Gaia, Maio 1981

A qualidade das digitalizações não é excelente, mas é nosso escopo, apenas e só, facultar o acesso ao conhecimento de forma livre, ainda para mais no caso de uma personalidade que tem escassa informação disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário